quarta-feira, 19 de novembro de 2008

9 - O Sumo Sacerdote – Arcano V

“ A alma do homem é naturalmente religiosa “
Orígenes





Detalhes Importantes:
O cetro, com o símbolo Papal;
A Cruz de Malta na mão esquerda;
As asas disfarçadas em forma de coluna;
A figura está sentada;
As cores azul e vermelha da figura central e as diferentes cores das figuras laterais.


Simbolismo da carta:
O Sumo Sacerdote tem na cabeça uma tiara em que predomina o amarelo, ou seja, o intelecto. As figuras das tiaras são amarelas, representando a transformação de antigas energias em direção ao espiritual, já que a tiara forma com o dorso o triângulo ascendente da espiritualidade. O rosto com barba e cabelos brancos ( e azuis ) denota o conhecimento do essencial adquirido através do crescimento interior e da experiência. O manto vermelho e a veste azul representam que embora o Sumo Sacerdote aparente atividade e autoridade ele é uma pessoa calma e passiva, mas tem que adotar estas características para se fazer ouvir para os seus súditos, pois somente assim ele obterá o respeito e a credibilidade dos outros. Os braços são verdes e a mão sem luva ( ser carnal ) aponta para a mão com a luva azul ( ser espiritual ) com o desenho de uma cruz, apontando para cima e segurando a cruz tríplice, isso representa a necessidade de se iniciar o estudo das coisas ocultas e esotéricas mesmo que para isso seja necessário um certo sofrimento, sofrimento este que valerá a pena. As pilastras azuis atrás das figuras representam asas que a elevam juntamente com o triângulo para o espiritual. Os dois seres abaixo do Sumo Sacerdote representam os bons e os maus potenciais. O seres abaixo dele representam os bons potenciais e os maus potenciais. Repare que a cabeça das figuras representa o ser humano carnal e suas vestes denotam características diferentes do homem, o primeiro em que predomina o amarelo, com partes azuis e vermelhas representa o ser mais evoluído e o segundo em que predomina a cor vermelha representa o ser menos evoluído. Repara também que as figuras pedem conselhos ao Sumo Sacerdote que os instrui para que possam se elevar. O Sumo sacerdote tem uma visão sobre tudo o que está acontecendo pois a figura está de frente, sentada e o seu olhar é para a direita, ou seja , a ação será rápida ou demorada dependendo apenas da vontade da pessoa ( em seguir ou não os conselhos do Sumo Sacerdote )


Aspectos Analíticos:



O corpo e a cabeça formam um triângulo ascendente;
Os braços formam o Aleph;
A direção do olhar;
A posição da figura.

Posição Correta: Forte autoridade, necessidade de consulta a uma autoridade superior, domínio das coisas ocultistas e esotéricas, dever, consciência, conselheiro, conselhos, generosidade, perdão, doação de conhecimento, ajuda.
Posição Invertida: Moralismo estreito, autoritário, supersticioso, medo das coisas ocultas, conselheiro pedante e incompetente.
Sentido Esotérico: A procura de um mestre para ajudar nas ações a serem tomadas, indecisão sobre alguma atitude relacionada a moral, indecisão sobre o que fazer, sobre o certo e o errado, necessidade de se conhecerem todas as facetas de um problema para tomar uma decisão.
Conselho: Procure alguém em quem você confie e conte-lhe os problemas de sua vida e certamente esta pessoa poderá ajudá-lo, se seguir os seus conselhos. Procure se informar sobre as causas dos seus problemas para ter mais facilidade em enfrentá-los.
Características Psicológicas: Pessoa autoritária e sábia, bom conselheiro, se mantém neutro em relação aos problemas dos outros, sabe olhar os dois lados de uma questão, pessoa que vê as inúmeras possibilidade que tem pela frente sabendo escolher o que melhor lhe convir, pessoa que procura saber o máximo sobre suas possíveis escolhas a fim de tomar a decisão certa, por isso, geralmente entende de vários assuntos e sabe dialogar e dar orientação às pessoas sobre eles.

3 comentários:

Rodanthi disse...

Adorei... simples e muito didatico... de fácil compreensao e rico de conteudo... parabens pela atitude

Loja Yuuko Ichihara disse...

muito bommmm!!!!!!

martamfredini disse...

Muito bom!