quarta-feira, 19 de novembro de 2008

21 - A Casa de Deus – Arcano XVI

“ Eu sou o senhor e não há outro. Eu formo a luz e crio a treva.
Faço a paz e crio o mal. Eu, o senhor,faço todas estas coisas. “
Isaías



Detalhes importantes:
As figuras em queda;
Os círculos que descem do céu;
O raio amarelo e vermelho ( cores predominantes );
As plantas no chão.


Simbolismo da carta:
A torre tem cor de pele representando que ela é o “ si mesmo “( uma pessoa ou fato em que ela esteja envolvida ). O corpo da torre tem forma quadrada enquanto que seu ápice tem forma circular, é impossível que eles se ajustem, por isso é mandado um raio do céu para acabar com essa tentativa de união que nunca poderia se concretizar. Embora à primeira vista possa parecer uma carta negativa, ela não é, visto que impede a realização de uma situação que nunca daria certo, é um corte do mal pela raiz. Os anéis da torre são brancos e o chão onde ela fica é amarelo, ou seja, embora aparentemente haja afinidade de idéias em relação a essa união, ela não pode ocorrer.
OBS.: Quando digo que esta união não pode ocorrer, não é uma proibição e sim uma impossibilidade.
O fogo que destrói a torre tem as cores vermelho e amarelo representando uma fúria regida por idéias corretas. As figuras que caem da torre são potenciais inúteis ( ilusões ), que não tinham base de sustentação, eles foram eliminados com a destruição da torre. Suas cores ( azul e vermelho ) representam desarmonia entre atividade e passividade. As plantas brotando do chão amarelo representam um renascimento regido por idéias claras que possam fazer a “ pessoa “ se reerguer das cinzas da sua destruição. Os círculos vermelhos, azuis e brancos caindo do céu representam diferentes tipos de energia espiritual que estão sendo dadas para que haja forças para se reerguer de maneira correta. As janelas azuis representam passividade ( indiferença ) em relação ao próprio interior do seu ser ( despreocupação com os próprios sentimentos ).


Aspectos Analíticos:


A Torre tem corpo quadrado e teto redondo.


Posição Correta: Catástrofes, desastres, excessos, destruição interna, separação, destruição do antigo para formação do novo por impossibilidade do primeiro se manter.
Posição Invertida: Falta de rumo, confusão de idéias ( ausência de definição ), sensação de estagnação, de imobilidade.
Sentido Esotérico: Desastre espiritual acontecido por insistência em idéias ou atos que não tem uma sustentação, ou seja, atitudes tomadas sem conhecimento da realidade e sim da ilusão.
Conselho: Reaproveite bem as energias que você receberá após a “ tragédia “ inevitável para se reerguer, pois você tem toda a capacidade para isso. Não gaste suas energias tentando barrar os acontecimentos que podem parecer que estão te prejudicando porque eles acontecerão de qualquer forma e serão benéficos. Um provérbio que se ajusta completamente a isto é o que diz que “ há males que vem para bem “. Esta carta diz que após a tempestade vem a bonanza.
Características Psicológicas: Representa a pessoa que mantém suas relações com os outros e o mundo baseadas não na realidade e sim em ilusões criadas por si mesmo.
OBS.: Uma das maneiras de se compreender melhor esta carta é olhar a lenda da Torre de Babel, presente na Bíblia ( Gênesis XI ).
Essa lenda diz que os descendentes de Noé tentaram erguer uma torre para escalar o céu. Esse tema simboliza o orgulho do homem. Como castigo, Deus fez com que as pessoas que iriam construir a torre começassem a falar idiomas diferentes, fazendo com que eles não se entendessem e, não pudessem construir a torre ( esta seria a explicação para a diversidade de nações e línguas ).

Nenhum comentário: