quarta-feira, 19 de novembro de 2008

22 - A Estrela – Arcano XVII

“ Céu em cima
Céu embaixo
Estrelas em cima
Estrelas embaixo
Tudo o que está em cima
Está embaixo também.
Entende isto
E rejubila-te! “
Texto Alquímico




Detalhes importantes:
A figura está nua;
Os quatro elementos disfarçados;
A água de um jarro cai no chão e do outro cai na terra;
As várias cores das estrelas;
Duas plantas estão bastante desenvolvidas;
As plantas no chão.


Simbolismo da carta:
As estrelas no céu representam coisas que surgem, coisas inesperadas. As suas diferentes cores representam os diferentes potenciais que poderão surgir. A figura nua representa a pureza, ou seja, o espírito aberto para receber as idéias que estão por vir. Na carta estão presentes os quatro elementos da natureza: o fogo é representado pela estrela; o ar pelo pássaro; a água pela água que corre dos jarros; e a terra pelo próprio local onde está a figura. Ainda existe um quinto elemento da natureza, espiritual, que geralmente é omitido, é o éter, é ele que interage com todos os outros formando a perfeição e o equilíbrio. O éter está presente em todos os locais, ele circula por todas as substâncias mas como não participa de forma perceptível, para a maioria das pessoas ele geralmente não se faz presente. A figura, devido à sua pureza, entra em harmonia com todos os elementos, recebendo assim, todas as idéias inspiradas pelas estrelas. Os jarros lançam água na terra e na água. A água que cai na terra, representam as idéias e atitudes perdidas ( ou que pelo menos ainda não tiveram um uso prático ) enquanto que a que cai na água representa as idéias e atitudes férteis, ou seja, que seguirão seu rumo e se desenvolverão. O chão amarelo representa que as idéias e atitudes férteis são guiadas por idéias claras e objetivas. As plantas representam a fertilização das idéias. Os braços e os cabelos da mulher mais a água que sai dos jarros representa uma serpente mordendo o próprio rabo ( uma alusão ao Yin / Yang ), reafirmando a interligação entre os elementos, mostrando que todos os elementos se completam. O olhar da figura representa que algo no passado ainda interfere em sua vida.


Aspectos Analíticos:




Os cabelos, os braços e a água sugerem uma serpente mordendo o próprio rabo;
A direção do olhar;
A posição da figura.

Posição Correta: Inspiração, criatividade, aproveitamento positivo das inspirações e oportunidades que irão surgir, indícios à flor da pele, harmonia, perfeição.
Posição Invertida: Colapso de idéias, desarmonia, confusão, impossibilidade de ajuste às circunstâncias.
Sentido Esotérico: O ser humano é o ponto central da luta dos elementos e só poderá equilibrar-se quando estabelecer equilíbrio entre eles. Esta carta também representa a influência da natureza ( ambiente ) e dos astros em nossas vidas.
Conselho: Aproveite bem as suas idéias pois você sabe qual deve e qual não deve aproveitar, use o que de bom você conseguiu para poder melhorar cada vez mais.
Características Psicológicas: Representa a pessoa criativa, harmoniosa, que vive bem com tudo e com todos, que sabe aproveitar as oportunidades quando elas aparecem.

Nenhum comentário: