quarta-feira, 19 de novembro de 2008

20 - O Diabo – Arcano XV

“ Você tem subestimado o diabo
Ainda não posso persuadir-me
De que um sujeito todo enchapelado
Tenha de ser alguma coisa! “
Goethe




Detalhes importantes:
A espada quebrada;
As cordas que prendem os dois cativos;
As figuras parecem estar indiferentes à situação, mesmo estando presas;
As asas.
O chão é negro.


Simbolismo da carta:
O chapéu da figura em amarelo representa que a atitude tomada por ela é consciente ou que pelo menos ela sabe o que está se passando. Os chifres no chapéu do diabo e das figuras são uma forma pejorativa de representá-los. Repare que da ponta das asas até o pênis forma-se um triângulo descendente, mostrando uma regressão espiritual. O cinto salienta a idéia de sexo, ou seja, desperdício de energia. As asas formam um semi-círculo que representa o desejo de ser puro mas esse desejo é reprimido pelo fato do corpo ser todo azul, representando a passividade, a preguiça de se tornar puro, ou seja, a indiferença em relação à situação em que se encontra porque a figura tem tudo para vencer ( asas ) mas prefere continuar neste estado. A três figuras tem cor de carne, salientando a idéia de figuras humanas. A base onde se encontra o diabo e os chapéus das duas figuras são vermelhos, representa força sexual ( vício, mal ). As cordas que prendem as figuras são amarelas ( intelecto ) representando uma espécie de cumplicidade em permanecerem presas. O chão onde as figuras pisam é preto representando o desconhecido, as figuras se deixam levar pelas emoções ruins sem mostrar oposição. Os símbolos presentes nas cartas, tais como, chifres, orelhas pontudas, garras, rabos, feições estranhas, e formato do corpo um tanto errado são formas pejorativas de representação. Repara a polaridade da carta entre feminino ( figura da esquerda ) e masculino ( figura da direita ). A espada quebrada representa o abuso de poder imposto pela força.


Aspectos Analíticos:



As asas e o pênis formam um triângulo descendente;
A base onde está o diabo é um quadrilátero;
As asas formam um semi-círculo;
A direção do olhar;
A posição da figura.


Posição Correta: Período de estagnação, frustação total, sensação de barreira intransponível, indiferença ( medo da mudança ), vícios, insistência em situações ou atos prejudiciais a si próprios, opressão ( espada quebrada )
Posição Invertida: Não tem significado nesta posição.
Sentido Esotérico: Todas as más intenções, crimes, meias-verdades, mentiras e frustações do mundo material aguardam a sua regeneração ou transformação por meio do sacrifício ou sofrimento, a pessoa tem tudo o que precisa para mudar mas por incerteza ( chão preto ) e medo do novo permanece nesta situação prejudicial.
Conselho: Guarde suas forças e não mais as desperdice com situações prejudiciais para que possa usar desta força para se libertar espiritualmente.
Características Psicológicas: Pessoa presa a emoções erradas, desequilibrada, inconstante, oprimida ( ou até sofredora ), viciado em drogas, álcool, jogo, pessoa digna de pena porque percebe-se que poderia ter uma vida melhor.
OBS.:O olhar das três figuras denota o caráter atual da situação.

Nenhum comentário: