quarta-feira, 19 de novembro de 2008

12 - A Justiça – Arcano VIII

“ O equilíbrio é a base da Grande Obra “
Aforismo alquímico




Detalhes Importantes:
A espada;
A balança;
A manga esquerda, amarela;
As asas da figura;
A figura está sentada;
As cores azul e vermelhas predominantes;
A planta no chão.


Simbolismo da carta:
A corôa da figura é amarela e com círculos concêntricos representando que ela pensa sempre no essencial do ser humano. Sua expressão é resoluta, ou seja, ela está decidida a tomar uma decisão. Sua veste é predominantemente vermelha e seu manto é verde, representando que ela aparenta ser uma pessoa calma pois sua posição como espécie de juiz assim pede, mas na verdade ela é uma pessoa muito ativa. Sua cabeça e seus ombros formam um dos triângulos espirituais, o outro é formado pela balança. A mão que segura a balança amarela também é amarela, representando que as decisões serão tomadas com a razão; e a mão que segura a espada vermelha é verde, representando que sempre há o risco de se impor a justiça pela força mas esse risco é muito pequeno, pois além da espada estar apontando para cima ( ascensão ) a mão que a segura é verde. Repare que a própria balança, que é um triângulo, está entre o outro triângulo e o quadrado da matéria representado pela parte da roupa que vai dos joelhos até os pés. As asas espirituais da figura são formadas pelo encosto espiritual da cadeira em que ela está sentada. O vegetal significa a regeneração do material em direção ao espiritual. A figura está olhando para a frente e está sentada, isso representa que ela pondera sobre o que está acontecendo atualmente mas essa decisão só deve ser tomada dentro de algum tempo.


Aspectos Analíticos:





A cabeça e os braços formam triângulos ascendentes;
A balança forma um triângulo ascendente;
A parte inferior da figura forma um quadrilátero;
A direção do olhar;
A posição da figura.

Posição Correta: Equilíbrio, regularidade, honra, harmonia,estabilidade, ordem, razão, lei, integridade, virtude, imparcialidade, justiça, organização.
Posição Invertida: Complicação, fanatismo, timidez, intolerância, abuso, desordem, injustiça.
Sentido Esotérico: Nosso Eu tentando deliberar sobre a decisão a ser tomada.
Conselho: Procure julgar com a razão para poder tomar as decisões certas.
Características Psicológicas: Representa a pessoa equilibrada, justa, harmoniosa, pessoa que pensa antes de tomar as decisões, pessoa imparcial sobre as decisões alheias, organizado.

Nenhum comentário: